A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) exortou os partidos políticos a contar com "candidatos com uma sólida bagagem ética que estejam decididos a enfrentar os problemas com perseverança e sem procurar ambições pessoais ou movidos pelo interesse egoísta do poder", no marco das eleições presidenciais do próximo ano.

Dom. Carlos Aguiar Retes e Dom. Renato Asencio, Bispos de Texcoco e Ciudad Juárez, respectivamente, deram a conhecer a mensagem da CEM nal qual se afirma que a Igreja quer ser uma instância que promova o diálogo e a participação cidadã "orientando, guiando e orando para que as próximas eleições reforcem a confiança nas autoridades, consolide-se a democracia e se eleve a qualidade do debate político".

Dom. Aguiar, Secretário Geral da CEM, anunciou que serão oferecidas em todo o país oficinas de orientação aos paroquianos para fomentar sua participação consciente nas eleições presidenciais e que estes não induzirão a tomar partido por um ou outro candidato.

"Sem invadir os âmbitos da política partidária e acatando as leis que emanam da Constituição, a Igreja oferecerá oficinas orientadoras para lembra que a fé cristã compromete o fiel na criação de uma sociedade mais justa", precisou e acrescentou que "também oferecemos orar para que o processo eleitoral se desenvolva em um ambiente de respeito, concórdia e harmonia".

Além disso, pediu que dêem a conhecer suas posições frente a temas aos quais a Igreja se opõe, como a eutanásia, o aborto e os casamentos homossexuais. "Interessa-nos, de maneira especial, que se expressem com honestidade sobre os temas relacionados com o respeito à vida e o fortalecimento da convivência familiar", manifestou.