O Bispo do Saltillo (Coahuila), Dom. Raúl Vera López, declarou à imprensa que está analisando a possibilidade de denunciar um caso "espionagem telefônica" depois que um jornal publicou uma conversa que teve com uma funcionária da ONG Aliança Cívica, em que coordenava ações políticas.

Embora em reiteradas ocasiões o Episcopado Mexicano assegurou que os bispos não devem participar de política partidária, o jornal regional La Vanguardia informou que no diálogo Dom Vera coordenou com a funcionária Nelly Herrera ações para impedir que o então candidato do PRI e hoje governador eleito, Humberto Moreira, ganhasse as eleições de 25 de setembro.

Segundo a transcrição, no diálogo Herrera advertiu ao Bispo de que "o PRI vem com tudo, com tudo para esmagar". Em resposta, Dom Vera disse que era necessário elaborar uma estratégia para denunciar as irregularidades que estariam acontecendo no processo eleitoral e que dela poderia participar o sacerdote Pedro Pantoja, coordenador de Pastoral Social da Diocese de Saltillo.

"Converse com Pedro e lhe diga que eu digo que chame José Guadalupe Valdés (responsável pela Pastoral Social de Torreon), (...) e que nos façam um projeto, um projeto de mensagem para estas eleições estatais", assinalou Dom. Vera.

Ainda não se estabeleceu a data da ligação, mas o Prelado já reconheceu que esta sim se realizou e reiterou que conversará com seus advogados para decidir se irá à justiça e denunciará uma "espionagem telefônica".