Quem foi à audiência semanal do papa Francisco na manhã da quarta-feira, 23 de junho, ou acompanhou pelo Youtube, ficou surpreso ao ver sentado no meio da multidão Homem-Aranha. O que fazia o Homem-Aranha no Vaticano?

Na verdade, o homem dentro do traje é Mattia Villardita, um italiano de 28 anos que se veste como personagens de quadrinhos para visitar crianças doentes em hospitais de todo o país, e estava em Roma para visitar crianças doentes no Bambino Gesù, o hospital infantil do Vaticano.

"Tento aliviar parte do sofrimento dos pacientes", disse Villardita ao grupo ACI. Ele foi à audiência geral encontrar o papa e dar a ele sua máscara de Homem-Aranha. "Sou católico e estou muito feliz com esta experiência", disse Villardita observando que o Papa Francisco já sabia quem ele era e qual a sua missão. "Ele me disse para fazer muitos selfies com as crianças", disse Villardita à Catholic News Agency, agência em inglês do grupo ACI.

No ano passado, Villardita foi nomeado pelo presidente italiano Sergio Matarella como Cavaleiro da Ordem do Mérito da República Italiana, por suas ações como um "herói cotidiano". O herói, que tem um emprego de dia, usa seu tempo livre para se vestir e visitar hospitais.

E por que o Homem-Aranha?

“Era meu personagem favorito quando eu era criança", disse Villardita. "Tudo isso veio de uma história pessoal", disse. "Fui paciente durante 19 anos no Hospital Pediátrico Gaslini em Gênova, porque nasci com uma malformação congênita". Villardita foi submetido a múltiplas cirurgias e passou meses se recuperando em quartos de hospital. "Essa experiência me motivou a ajudar esses pacientes e suas famílias", explicou ele.

Villardita lançou seu projeto, "Super-heróis na Ala", há dois anos. O fã do Homem-Aranha não deixou que a epidemia de covid-19 do ano passado o atrapalhasse. Durante o lockdown da Itália, ele criou um serviço de videochamadas para permitir que as crianças falassem com seu super-herói favorito. Foram mais de 1,4 mil videochamadas antes voltar aos hospitais em dezembro.

Confira também: