O papa Francisco nomeou o padre Andrew Small, antigo diretor das Pontifícias Obras Missionárias nos Estados Unidos, como secretário pro tempore da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores.

Small declarou que espera fazer a sua parte “para ajudar a reconstruir a confiança numa Igreja cuja missão é proteger, apoiar e amar todos e cada um, mas especialmente os feridos pelos ministros da Igreja”.

“O Senhor nos acompanhará na cura que temos pela frente enquanto seguimos neste importantíssimo caminho da salvaguarda”, acrescentou.

O padre Andrew, que nasceu em Liverpool, na Inglaterra, substitui dom Robert Oliver, da arquidiocese de Boston, Estados Unidos, secretário da comissão desde a sua criação. A Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores foi criada pelo Papa Francisco em 2014 como órgão consultivo para melhorar as normas e procedimentos da Igreja para a proteção de crianças e adultos vulneráveis.

Segundo o padre Small, “desde sua formação a comissão tem desempenhado um papel central na criação de uma Igreja mais segura, através de esforços para cultivar uma cultura de responsabilidade, prestação de contas e transparência”.

“Cuidar dos jovens da nossa Igreja e das nossas comunidades continua sendo uma das prioridades mais urgentes da Igreja hoje”, disse.

O padre Andrew Small é Oblato de Maria Imaculada e foi missionário no Rio de Janeiro e em Houston, no Texas.

Nos últimos dez anos, foi diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias nos Estados Unidos e desenvolveu um programa para apoiar a participação dos sacerdotes da África e da Ásia nos cursos do Centro de Proteção de Menores da Universidade Gregoriana de Roma.

Small foi assessor político da conferência episcopal americana em matéria de desenvolvimento econômico internacional, de 2004 a 2009, e ajudou a coordenar os esforços de recuperação do terremoto do Haiti, em 2010.

Em 2013, o padre Small criou o aplicativo para telefones celulares “Missio, disponível em oito idiomas, com o objetivo de fortalecer a presença da Igreja no mundo digital.

Como secretário da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, Small trabalhará ao lado do cardeal Sean O'Malley e dos atuais membros do órgão consultivo, entre eles, o chileno Juan Carlos Cruz, vítima de abuso quando adolescente e homossexual militante.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido chamado a servir ao Santo Padre e ao povo de Deus como secretário da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores”, disse Small.

Confira também: