O Secretário da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Fabián Marulanda, afirmou que depois de quatro meses da desaparição do Pe. César Darío Peña,  seqüestrado em março supostamente pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), não se teve nenhuma prova da sobrevivência do sacerdote e que o mais provável é que tenha sido assassinado.

“Sem que esteja plenamente confirmado, essa é a sensação que temos. Praticamente se dá como um fato que o padre Peña tenha sido assassinado”, expressou o Prelado na sede do  Episcopado, onde se celebra a 77º Assembléia Plenária de Bispos.

Dom Marulanda fez também um pedido aos grupos armados para que tratem com humanidade aqueles que estão retidos e entreguem provas da sobrevivência aos familiares.

“Que tenham um trato humanitário com as pessoas que estão em seu poder, enquanto chega esse momento definitivo que todos estão esperando da libertação total dos seqüestrados”, acrescentou o Prelado.

O Pe. Peña, pertencente à diocese de Santa Rosa de Osos (Antióquia), foi seqüestrado em 15 de março deste ano. Na época do seqüestro, era pároco da população de Raudal.