O bispo de Barretos (SP), dom Milton Kenan Junior, determinou que as igrejas devem permanecer fechadas nos municípios onde forem decretadas medidas restritivas por causa da pandemia de covid-19. O comunicado foi feito na quarta-feira, 16, “tendo em vista que diversos municípios que pertencem” ao território diocesano estavam “em vias de decretar o lockdown”.

O território da diocese de Barretos engloba os municípios de Barretos, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Ipuã, Jaborandi, Miguelópolis, Morro Agudo, Olímpia e Severínia.

Também na quarta-feira, as prefeituras de Barretos e Embaúba publicaram decretos estabelecendo medidas restritivas para os próximos dias, entre as quais está a proibição de atividades religiosas presenciais.

Antecipando tais decretos, dom Milton Kenan estabeleceu que “no período de lockdown as igrejas permaneçam fechadas; as secretarias paroquiais suspendam atendimento; os funcionários sejam dispensados do serviço; e lives ocorram apenas com os padres que quiserem celebrar em particular, sem a presença absoluta de fiéis”. Além disso, afirmou que “os padres terão licença de atender os enfermos ‘in extremis’, ou seja, com risco iminente de morte”.

“Agradeço a atenção de todos, e a partir da publicação dos decretos de lockdown estas medidas passam a vigorar como decreto diocesano”, disse o bispo.

Confira também: