Mais de dois mil jovens de todo o Peru chegarão à cidade de Arequipa para participar do III Congresso Nacional Juvenil Missionário (CONAJUMI), que será realizado de 4 a 8 de agosto sob o lema “Jovem, tua vida é missão!”.

Segundo os organizadores, o objetivo principal do encontro é  despertar e reforçar a fé e o testemunho missionário dos jovens peruanos, para que sejam profetas audazes do novo milênio e responsam com ânimo aos desafios da nova evangelização”.

No encontro –organizado pelas Obras Missionárias  Pontifícias do Peru, a Conferência Episcopal Peruana e a Arquidiocese de Arequipa– os jovens refletirão no Congresso sobre a mensagem do Papa II para a XIX Jornada Mundial da Juventude 2004: “Queremos ver  Jesus”.

Do mesmo modo, tentarão responder perguntas como: Quem é Jesus para os jovens? Como ser testemunha-missionário de Jesus Cristo no mundo de hoje? Como nos sentir responsáveis pela Missa além das fronteiras?

Os responsáveis acrescentaram que o evento “buscará reavivar nas comunidades eclesiais e nos jovens uma fé com conotação missionária, reforçada na oração, na Palavra de Deus e na Eucaristia; além de dar a conhecer o trabalho evangelizador que a Igreja realiza com crianças, jovens, doentes e famílias”.

O Arcebispo de Arequipa, Dom José Ríos, afirmou que “sem nenhuma dúvida o Congresso renovará a consciência missionária e permitirá que a Igreja no Peru volte a acolher com impulso o mandato missionário”; e manifestou seu desejo de que “a alegria e o entusiasmo da juventude contagiem de espírito missionário em toda a arquidiocese de Arequipa”.