Embora tenha se desdobrado uma intensa campanha informativa sobre anticoncepção, a Conselheria de Valência reconheceu que nos últimos quatro anos aumentou o índice de mães adolescentes grávidas, a cifra que no ano 2000 dava conta de 15,4 casos por cada mil jovens subiu a mais de 17 em 2003.

Depois de admitir que não se conseguiu diminuir a taxa de gravidez entre as adolescentes, o "Conseller" valenciano de sanidade, Vicente Ravina, referiu-se a estes dados como a base com a qual se preparará o plano 2005–2008, sendo evidente a necessidade de “seguir reforçando a educação e fomentar um debate sobre a sexualidade”.

Ravina declarou que cada vez mais cedo se iniciam as relações sexuais entre os jovens, que não só têm maior informação mas também também, maior acesso aos métodos anticoncepcionais, o qual torna mais difícil os “resultados esperados”.

Embora esta situação, o Conseller declarou que não trocará a normativa para que os adolescentes possam ter accesso sem receita à pílula do dia seguinte.