Pelo Segundo ano consecutivo, em vez da procissão da solenidade de Corpus Christi, o papa Francisco presidirá uma adoração eucarística seguida da Bênção com o Santíssimo Sacramentom por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19. A celebração da solenidade de Corpus Christi, que no Vaticano e várias outras partes do mundo é tansferida da quinta-feira para o domingo terá a presença de um número reduzido de fiéis.

A missa será celebrada no altar da Cátedra da basílica de São Pedro, no Vaticano, e será transmitida pelo site Vatican News e suas redes sociais às 17h30 (12h30 em Brasília).

A última vez que o papa presidiu a procissão eucarística foi no domingo, 23 de junho de 2019, quando celebrou a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no átrio da igreja de Santa Maria Consoladora, no bairro de Casal Bertone, zona leste de Roma. Após a celebração eucarística, o papa presidiu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro, e concedeu a bênção eucarística a milhares de fiéis presentes.

A tradição da procissão com o Santíssimo Sacramento

O Missal Romano prevê que a Eucaristia só vai ao encontro dos fiéis em forma de viático, ou seja, quando o sacerdote leva a Sagrada Comunhão a um fiel enfermo ou impedido de comparecer à celebração da Missa. A Solenidade do Corpus Christi é a única ocasião em que a liturgia da Igreja prevê que a Eucaristia seja adorada pelos fiéis nas ruas, fora da Igreja.

Em meados do século XIII, o padre Pedro de Praga duvidou da presença de Cristo na eucaristia e fez uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé. Ao regressar, enquanto celebrava a missa em Bolsena, Itália, a hóstia sangrou, manchando o corporal. A notícia do milagre chegou ao papa Urbano IV, que estava perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o Pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.

Mais tarde, o Santo Padre publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a Solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Urbano IV encomendou a Santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje como Tantum Ergo e Lauda Sion.

A relíquia é conservada na Catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a Festa de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na Catedral.

Nas demais dioceses do mundo, incluindo Roma, a Eucaristia é levada em um ostensório em procissão para a adoração dos fiéis.

Confira também: