A diocese de Río Gallegos, na Argentina, cumpre 60 anos. Para celebrar, o bispo diocesano Dom Jorge García Cuerva escreveu uma carta pastoral intitulada “Com São José, uma Igreja que sonha com os pés no chão”.

“Somos herdeiros de uma história de sonhadores, de audaciosos evangelizadores que anunciaram com criatividade e paixão a Boa Nova em nossas terras patagônicas”, afirmou o bispo. Ele animou os fiéis “a sonhar e ser uma Igreja diocesana que sonha grande, mas com os pés no chão”.

No dia 24 de maio, através das redes sociais da diocese, foi apresentada a carta pastoral que incentiva a realização de quatro “sonhos diocesanos”: a família, a evangelização e a missão, a espiritualidade encarnada e transformadora, e uma proposta que cada comunidade deve discernir livremente.

Por meio de uma vídeo-mensagem, dom García convidou os fiéis a refletirem sobre esta carta de forma pessoal e comunitária. “Convido-vos a pensar como podemos ser uma Igreja que sonha, mas ao mesmo tempo comprometida com a realidade e com quem mais sofre”, afirmou o bispo.

O texto episcopal se inspira na carta apostólica do papa Francisco, Patris corde, sobre São José e convida os fiéis a ter uma “memória de gratidão” por aqueles que sonharam e “deram a vida para levar seus sonhos a diante e concretizá-los”. O bispo fez referência a “todo o povo peregrino de Deus nas províncias de Santa Cruz e Terra do Fogo, seus leigos, seus bispos, seus sacerdotes, seus religiosos e religiosas, seus diáconos permanentes; quanta história, quanto caminho percorrido, quantos sonhos se tornaram realidade, quantos ainda por realizar”.

A carta lembra que esse caminho é o fruto da assembleia da diocese de Río Gallegos, que foi realizada em outubro de 2017 e presidida pelo bispo anterior, dom Miguel Ángel D´Annibale.

A carta recordou que naquela ocasião “foram traçados os sonhos diocesanos, que passaram a se chamar orientações pastorais. Foram sintetizados em três ideias: família; evangelização e missão; espiritualidade”.

“Parecem sonhos muito amplos, difíceis de realizar, mas ao mesmo tempo, são horizontes que nos encorajam a continuar a caminhar para chegar a ser uma verdadeira Igreja familiar, uma Igreja missionária, expansiva, e para ter uma espiritualidade encarnada e transformadora da realidade”.

“Acredito que, em San José, podemos nos renovar nesses sonhos, que em tempos de pandemia precisam ser atualizados, adaptados”, disse o bispo.

Confira também: