A plataforma HazteOir.org (HO) denunciou que as conclusões do relatório utilizado pelo Governo para legalizar a adoção por homossexuais indicam que "não existem razões científicas para estar a favor deste tipo de  adoção,  mas tão somente motivos ideológicos".

Assim se referiu o HO ao estudo da Universidade de Sevilha –o "único conhecido em nosso país"– sobre adoção por homossexuais, cujo responsável é a professora de Psicologia Evolutiva da instituição de ensino, Maria del Mar González.

Segundo a plataforma cidadã, no Congresso sobre a adoção por casais homossexuais celebrado recentemente em Extremadura, a catedrática assegurou que "não existem razões científicas" para opor-se às adoções homossexuais, mas sim "apenas há razões de peso para estar a favor da co-adoção".

Entretanto,  HO criticou que "quando se quer introduzir um novo modelo, como a adoção como homossexuais, tem-se que demonstrar sua validade, e isto não foi provado".

"No relatório se pode ler que, no âmbito das adoções por casais homossexuais, ‘ainda ficam muitas perguntas’. portanto, o HO contesta, ‘se ainda restam muitas perguntas sobre a validade do modelo (de casal homossexual como adotantes) o que podemos afirmar é o contrário’, quer dizer que, ‘não existem razões científicas para estar a favor da adoção homossexual’ e tão somente existem ‘motivos ideológicos’", denunciou em um comunicado.

Mais adiante, a plataforma descreve vários assuntos não explicados pelo estudo:

"Não explica porquê se suprimiram 13 das 60 famílias selecionadas e, das 47 finalistas, suprimiram-se 19 por ter filhos maiores de 15 anos sem alegar motivos (idade em que os conflitos são mais visíveis), ficando 28 famílias para o estudo. delas, 14 eram monoparentais, quer dizer, os filhos não conviviam com o casal de seu progenitor, logo não são filhos de casais homossexuais ou educados por eles".

Do mesmo modo, continua HO, "só 10 eram casais de mulheres com filhos em adoção ou por inseminação artificial e não havia casais de homens no estudo. A mostra também não representativa dos casais espanhóis, 70 por cento dos progenitores tinham estudos universitários e tinham rendas duas vezes superiores à média das famílias espanholas".

Segundo HO, declarações como a de Maria del Mar González correspondem a uma  “caça às bruxas comandada pelo lobby gay”, contra estudiosos como “Robert Perloff, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia; Aquilino Polaino, Catedrático de Psicopatologia,  Robert L. Spitzer, responsável pela última edição do manual de psiquiatria DSM-IV”, que além disso foi o  promotor da eliminação da homossexualidade deste manual de doenças mentais e agora pede sua reinclusão.