A federação de associações Profissionais pela Ética expressou sua reprovação ao Projeto de Reforma do Estatuto aprovado no Parlamento da Catalunha e pediu aos deputados e senadores seu voto contra.

O rechaço dos profissionais ao Projeto se deve a que este não é "um produto do consenso social", sua "inconstitucionalidade e falta de sentido histórico, por ignorar a realidade da nação espanhola".

Em um comunicado de imprensa, a federação expressou seu rechaço ao texto que será debatido próximo no Congresso dos Deputados "por ameaçar seriamente a liberdade de educação, o direito à vida, a proteção à família, a convivência pacífica e a liberdade de expressão".

O porta-voz de Profissionais pela Ética, Ezequiel Miranda Giménez-Rico, indicou que "é surpreendente que, conforme pesquisa da própria Generalitat, a reforma do Estatuto catalão, só preocupe 0,4 por cento da população da Catalunha". Segundo o porta-voz, "poucas vezes uma classe política esteve tão radicalmente separada da sociedade que representa".

Por isso, continua o comunicado, Profissionais pela Ética "solicita aos deputados e senadores o voto contra do Projeto e apela à participação ativa dos cidadãos e as instituições da Catalunha para que vetem este texto e trabalhem, junto ao resto dos espanhóis, pelo bem comum".