O papa Francisco fez uma brincadeira na quarta-feira, 26 de maio, quando um padre de Campina Grande (PB) lhe pediu que rezasse pelos brasileiros. “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”, disse o pontífice.

O pedido de oração foi feito por padre João Paulo, quando cumprimentou o Santo Padre ao final da audiência geral, no Vaticano, e registrado por padre Carlos Henrique, de Divinópolis (MG). O vídeo logo viralizou nas redes sociais.

Em declarações à CNN Brasil, o padre João Paulo disse que não esperava por esta resposta do papa e “travou”, “porque a gente sempre espera algo formal e curto”. “Mas aí o papa Francisco nos surpreende com a sua espontaneidade, com seu jeito de ser afetuoso. E aí o encontro tornou-se muito agradável, muito especial”, afirmou.

Segundo ele, após fazer a brincadeira, o pontífice disse: “rezo sempre pelos brasileiros”.

Por sua vez, o padre Carlos Henrique disse que não foi a primeira vez que presenciou esse tom descontraído do papa Francisco. “Na primeira vez que estive com ele, eu disse que era brasileiro e então ele brincou: ‘Eu não tenho culpa disso, eu sou argentino e no futebol nós somos muito melhores do que vocês’”, contou.

Em outras ocasiões, o papa Francisco também brincou com brasileiros sobre o futebol. Em 2015, durante encontro com o Movimento Eucarístico Jovem, o pontífice perguntou à brasileira Ana Carolina, de São Paulo: “Quem é melhor, Maradona ou Pelé?”.

A mesma pergunta foi feita ao jovem Matheus, em 2017, durante audiência com os membros da Comunidade Católica Shalom. Na ocasião, os demais fiéis reunidos na Sala Paulo VI reagiram com uma ovação quando o jovem respondeu: “Pelé, Pelé!”.

Confira também: