Em uma nota de imprensa, o Bispo de Holguín, Dom Héctor Luis Peña Gómez, denunciou que o diácono Andrés Rodríguez Tejeda foi agredido em presença de sua família quando se dirigiam à Catedral da cidade para participar de uma Missa.

Dom Peña denunciou que, no dia 13 de outubro pela manhã às 7.20, dois homens golpearam ao diácono “em presença de sua esposa e filho” e dias atrás “foi revistado junto com sua bagagem no terminal, quando se dispunha a viajar” para Havana.

Para o Prelado, “este e outros feitos que não parecem ser tão isolados, estão criando um mal-estar cada vez maior entre os numerosos membros das comunidades, entre os sacerdotes, os religiosos e leigos”. “Além disso são incontáveis as chamadas de cidadãos à sede do Bispado, tentando corroborar a veracidade de tais fatos”, precisou.

O Bispo de Holguín também recordou que “a violência não é o caminho para solucionar os conflitos” e se dirigiu às autoridades para que cuidem de que estes fatos não se repitam e determinem a responsabilidade de quem os provoca”.