Por causa da pandemia de covid-19 na Índia, muitas crianças perderam os pais e já existem anúncios em redes sociais com pedidos de adoção, informou irmã Christin Joseph, do Convento de Santa Cruz, em Calcutá, em mensagem enviada à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

“Os anúncios nas redes sociais sobre a adoção de crianças órfãs devido à pandemia são de partir o coração. É uma situação muito, muito triste”, afirmou a irmã. Segundo a religiosa, a Índia está enfrentando “uma crise terrível” por causa da pandemia de coronavírus. No país, foram registrados cerca de 27 milhões de casos positivos de covid-19 e mais de 300 mil mortes.

“A cada dia chegam notícias de morte de sacerdotes, de irmãs, leigos, colaboradores, amigos e animadores de pequenas comunidades. O sentimento de pânico entre as pessoas na Índia é muito palpável”, afirmou irmã Christin.

Segundo a religiosa, há um “colapso de todo o sistema, especialmente o sistema nacional de saúde”. A religiosa contou que “pessoas desesperadas fazem fila em frente das urgências dos hospitais por uma cama ou oxigênio”, mas os centros médicos não têm capacidade para acolher todos os doentes.

Frente a esta situação, a Igreja Católica tem se mobilizado para tentar acudir às situações mais difíceis. “As nossas dioceses e congregações religiosas estão se unindo como grupo de trabalho para estar ao lado das pessoas, ajudando as instituições com recursos e cuidados médicos para os pacientes covid. Estamos preparando também um serviço de aconselhamento ‘online’, grátis, 24 horas por dia, para ensinar a lidar com o pânico. Também procuramos alimentar as pessoas que têm falta de alimentos. Em alguns, lugares organizamos serviços de ambulâncias para poder transportar os doentes para os centros covid-19”, contou.

Em seguida, irmã Christin pediu ajuda de todos por meio da oração, “para que Deus nos ajude a encontrar o caminho e a força para nos proteger e para proteger a nossa gente que está sofrendo esta pandemia”. “O Senhor é o único que pode nos ajudar”, disse.

No início de maio, o Papa Francisco enviou uma carta ao cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim e presidente da Conferência Episcopal da Índia, expressando suas orações “para que Deus conceda cura e consolação a todos afetados por esta grave pandemia”.

O pontífice afirmou que o seu pensamento “dirige-se sobretudo a todos os doentes e suas famílias, para aqueles que cuidam deles e, em particular, para aqueles que estão de luto pela perda de seus entes queridos”.

Além disso, disse se unir à comunidade católica na Índia, “com gratidão pelas obras de caridade e solidariedade fraterna realizadas a serviço de todos”.

Confira também: