O Papa Francisco enviou telegrama ao bispo de Novara, no norte da Itália, lamentando a morte de 14 pessoas na queda de um teleférico de uma altura 25 metros no último domingo, 23 de maio. O teleférico, um dos mais longos da Europa, ligava a cidade de Stresa, região do Piemonte, ao monte Mottarone, nos Alpes italianos.

O funicular que levava os turistas sofreu uma parada brusca e ficou suspenso durante vários minutos até que o cabo que segurava a cabine arrebentou. O equipamento possui um sistema de travas de segurança que não funcionaram. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades locais.

Um menino de cinco anos foi o único sobrevivente da queda. Ele tem ferimentos graves. As 14 pessoas mortas pertenciam 5 famílias. Entre as vítimas estrangeiram estão uma família israelense e um cidadão iraniano.

O telegrama enviado pelo secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, em nome do papa Francisco ao bispo de Novara, Giulio Brambilla, diz que “o Santo Padre Francisco recebeu com grande dor a notícia do dramático incidente que ocorreu no funicular Stresa-Mottarone e deseja expressar aos familiares das vítimas a sua proximidade e tristeza”.

O Santo Padre, “pensando com emoção em tantas vidas tragicamente destruídas enquanto estavam imersos nas maravilhas da criação, assegura sua oração por todos os que perderam suas vidas, por aqueles que choram a perda de familiares e pelo pequeno Eitan, cuja delicada situação segue com preocupação ".

“Sua Santidade participa de maneira particular da aflição da comunidade local e da diocese de Novara, e se une ao querido povo italiano chocado com a grave tragédia. Ao mesmo tempo que implora ao Senhor a consolação dos que sofrem, concede a sua bênção apostólica aos que se encontram tristes», conclui o telegrama.

Confira também: