Peter Khoa Nguyen Van Nha, um jovem católico vietnamita, deu a vida para salvar três meninas do afogamento. Em 30 de abril, Peter Khoa Nguyen Van Nha viu três garotas pedirem ajuda no Mar de Thuan, uma praia turística. As três jovens estavam sendo arrastadas pelo mar.

Segundo a Agência Fides, Peter Khoa se lançou para resgatá-las e as levou até perto da areia da praia. No entanto, após o grande esforço, ele não conseguiu chegar a um lugar seguro e uma onda violenta o arrastou para o mar, 30 minutos depois, seu corpo foi encontrado sem vida pelos salva-vidas da praia.

A mídia vietnamita destacou a coragem, a dedicação e a humanidade do jovem, que se tornou um exemplo para toda a nação. O presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, concedeu a Peter Khoa Nguyen Van Nha o reconhecimento póstumo de “cidadão vietnamita mártir”. As comunidades católicas destacaram o seu altruísmo e o fato de ter dado “a vida pelos amigos”, a exemplo de Jesus.

O funeral do jovem aconteceu na sua paróquia, em um clima de profunda emoção. Centenas de pessoas participaram, respeitando as medidas de segurança.

Peter Khoa Nguyen Van Nha nasceu em 1988 em uma família católica muito pobre. Foi um leigo comprometido com a sua Igreja, onde colaborou com a vida pastoral e até cogitou a possibilidade de ser sacerdote.

A agência Fides destaca que a comunidade católica no Vietnã representa 8% da população do país, que tem 96 milhões de pessoas, em sua maioria budistas.

O sacrifício de Peter Khoa Nguyen Van Nha tem sido considerado o testemunho claro de um seguidor de Jesus Cristo e uma semente da Boa Nova do Evangelho, plantada na sociedade.

Confira também: