O Seminário Santo Toribio de Mongrovejo da arquidiocese de Lima, Peru, publicou uma crítica ao comunismo em sua página no Facebook e, pouco depois, eliminou a postagem, nesta quarta-feira, 19 de maio. O Peru terá segundo turno das eleições presidenciais no próximo dia 6 de junho e, segundo a última pesquisa da Ipsos, Pedro Castillo, do partido comunista Perú Libre, é favorito com 51,1% das intenções de voto. Keiko Fujimori, do Partido Fuerza Popular, investigada por lavagem de dinheiro, tem 48,9%.

A postagem do seminário, dirigida explicitamente aos eleitores peruanos, citava o papa Pio XI, segundo quem a ideologia marxista transforma em seus apóstolos até “jovens inteligentes ainda pouco preparados para perceber os erros intrínsecos do comunismo”. Pio XI escreveu na encíclica Divini Redemptoris, sobre o comunismo ateu, de 1937, que o comunismo é 'uma redenção aparente. Um pseudo-ideal de justiça, igualdade e fraternidade no trabalho satura toda a sua doutrina e toda a sua atividade com uma espécie de falso misticismo', trecho também citado na postagem do seminário.

A publicação excluída também lembrava o pedido da Virgem de Fátima, em 1917, para consagrar a Rússia ao seu Imaculado Coração frente a ameaça do comunismo. O texto dizia que o regime comunista soviético instaurado na Rússia por Vladimir Lênin, exatamente em 1917, produziu “uma 'subversão radical dos direitos, bens e propriedades de todos e da própria sociedade humana.' Além disso, a religião foi proibida, foram confiscados bens da Igreja, milhares de clérigos foram fuzilados e todo o ensino religioso se tornou ilegal”.

“Talvez os tempos a que me refiro possam parecer muito distantes. Mas o comunismo não perdeu a sua essência, visto que se transforma, adquire outras bandeiras que conduzem ao mesmo fim pretendido pelos seus ideólogos”, continuava a postagem.

Havia ainda um apelo à defesa do “respeito pela dignidade humana desde a concepção até a morte natural, da opção pela atenção às necessidades dos pobres, do salário justo para os trabalhadores, da distribuição equitativa da riqueza e da liberdade de culto”.

“Unamo-nos e peçamos à Virgem a sua intercessão, e ao Espírito Santo o entendimento e a sabedoria para escolher o melhor candidato para o Peru”, concluía a postagem.

O texto vinha acompanhado de uma foto da camisa da seleção peruana de futebol com o slogan “Não voto no comunismo”. A mesma camisa foi usada por atletas peruanos importantes, o que foi criticado publicamente pelo cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo.

Até ser excluída, a postagem do seminário recebeu cerca de 240 reações, mais de 70 comentários e foi compartilhada quase 100 vezes. Vários usuários questionaram o seminário no Facebook, sem que houvesse resposta sobre por que a postagem foi retirada.

O ACI Prensa telefonou e escreveu ao reitor do seminário, padre Luis Sarmiento, através do WhatsApp, mas não obteve resposta. Uma mensagem foi enviada pela página do Facebook. Ela aparece como lida, mas também não foi respondida.

Confira também: