A fundação pontifícia Scholas Occurrentes celebrará sua “chegada aos cinco continentes” em um evento no qual participarão o papa Francisco e, entre outros, o arcebispo primaz do México, cardeal Carlos Aguiar.

Scholas ocurrentes é uma iniciativa educativa que tem suas raízes nos programas "Escolas de Vizinhos" e "Escolas irmãs" desenvolvidos na cidade de Buenos Aires, por iniciativa do então arcebispo Jorge Mario Bergoglio e atualmente estruturados como uma rede mundial de escolas que compartilham seus bens, tendo objetivos comuns, com especial atenção aos de menores recursos. Ela foi reconhecida como fundação pia autônoma pelo papa Francisco em 15 de agosto de 2015.

A Scholas Occurrentes tem estado no centro de uma polêmica por causa de eventos e publicações com expositores e mensagens contra a vida e família. A fundação também recebe críticas sobre a gestão das doações que recebe.

Em 2020, no evento “Universidade do Sentido”, Scholas Occurrentes convidou palestrantes que defendem abertamente o aborto e a ideologia de gênero, como o filósofo Darío Sztajnszrajber e a escritora Luisa Valenzuela, ambos argentinos.

ACI Prensa teve acesso aos documentos que revelam importantes doações feitas ao Scholas Occurrentes, provenientes de organizações como o time de futebol Barcelona, o Clube Atlético de Madri, a Pontifícia Academia de Ciências, o Ministério da Educação do Haiti, a empresa aérea a Air Europa, entre outros.

Embora Scholas Ocurrentes não tenha construído nenhuma escola em áreas pobres do mundo, os documentos mostram que cerca de US$ 5,2 milhões foram destinados a “honorários profissionais” e mais US$ 1 milhão de dólares foram gastos em “honorários temporais” no ano de 2016, na Argentina.

Só em “aluguéis de escritórios”, a Scholas Occurrentes gastou mais de 324 mil dólares naquele ano. Outros 448 mil dólares foram destinados a “salários e encargos sociais”.

Em 2016, a Scholas Occurrentes previu o gasto de 903 mil euros para as “despesas de viagem”. No ano seguinte, a previsão de gastos nesse item passou a ser de 912 mil euros.

Além disso, desde 2015, a Scholas Occurrentes utiliza a imagem do papa Francisco para distribuir a coleção de livros “Com Francisco ao meu lado”, que inclui conteúdos infestados de ideologia de gênero.

ACI Prensa consultou a Arquidiocese do México sobre a participação do cardeal Carlos Aguiar nesse evento e sobre seu conhecimento da polêmica em que se encontra a Fundação Pontifícia.

A Arquidiocese do México disse à ACI Prensa que “o cardeal Aguiar garante que não possui informações suficientes para emitir uma opinião sobre o assunto. Ele considera que Scholas deve ser a entidade responsável por dar uma resposta e se posicionar a esse respeito”.

ACI Prensa enviou várias consultas desde setembro de 2020 a Virginia Priano, diretora de comunicações da Scholas Occurrentes, por telefone, WhatsApp e e-mail. Apesar do contato inicial, Priano e Scholas Occurrentes não responderam a nenhuma das perguntas feitas por esta agência.

Em um comunicado à imprensa, Scholas Occurrentes disse que o papa Francisco visitará sua sede em Roma no dia 20 de maio.

“Aqui ele se encontrará com jovens de diferentes regiões da Itália que participaram da primeira parte do programa de Saúde Emocional durante a pandemia”, disse a fundação pontifícia, acrescentando que “o Santo Padre também se encontrará com jovens da América Latina que apresentaram as conclusões do encontro realizado dias antes, em Madri, sobre o tema 'Sonhando juntos o caminho para um futuro melhor'”.

O evento contará com a participação de jovens da Austrália, Espanha e Estados Unidos.

Confira também: