O New York Times informou que um grupo de cientistas, que procuram a cura para uma série de doenças através de células-tronco, garantiu estar na capacidade de obtê-la sem ter que acabar com a vida de embriões.

Segundo este relatório, Rudolf Jaenisch do M.I.T. e George Daley da Escola Médica do Harvard, estão tratando de criar células embrionárias sem embriões. O novo método lhes permitiria criar um pequeno grupo de células básicas, independentes do embrião humano, que viveriam somente algumas semanas.

Por sua vez, Markus Grompe, diretor do Oregon Stem Cell Center de Portland, manifestou estar emocionado por poder participar desta nova investigação, a qual lhe permitiria seguir seus princípios morais. "praticamente todos os que estamos no campo das células-tronco estamos interessados nisto" .

Por outro lado, a BBC de Londres informou que outro grupo de pesquisadores britânicos lançou um teste para provar se as células-tronco de um paciente podem ser usadas em seus tratamentos médicos.

O chefe desta equipe, Anthony Mathur afirmou que "esta é uma dos maiores e mais compreensivos testes deste tipo no mundo. Nossos estudos nos dirão se as células-tronco da medula óssea poderão curar corações fracos e, sendo assim, como devem ser administradas aos pacientes".