“A cruz fora das escolas católicas e de qualquer igreja, hospital ou instituição católica indica nosso compromisso de que todos os que entram sejam bem-vindos e amados em sua beleza e singularidade como filhos de Deus”, disse a Arquidiocese de Toronto em comunicado oficial depois que o Conselho Escolar Católico proclamou junho como o mês do “orgulho gay” e ordenou hastear a bandeira do movimento LGBT nas escolas que administra.

O sistema escolar católico na província de Ontário, da qual Toronto é a capital, é financiado por impostos e as escolas não são propriedade das dioceses em que operam. Embora os bispos estabeleçam currículos catequéticos e garantam o ministério sacramental em ambientes escolares, eles não exercem controle sobre os conselhos eleitos.

Os governos regionais estabelecem regras básicas para o funcionamento das escolas. As decisões locais são tomadas pelos conselhos diretivos eleitos pelos católicos nas eleições municipais.

No dia 6 de maio, o Conselho Escolar Católico de Toronto, eleito por voto popular, aprovou três moções: uma proclamando o “Mês do Orgulho LGBT” em junho de cada ano, outra permitindo que a bandeira gay fosse hasteada em todas as escolas e outra que permitia o hasteamento da bandeira gay na secretaria da escola. A assessoria “LGBTQ2S+” do conselho recomendou a aprovação das três moções.

Antes da votação do conselho, a arcebispo de Toronto, dom Thoas Collins, afirmou que os pais fazem uma “escolha clara” quando mandam seus filhos para uma escola católica. “Eles, com razão, esperam que administradores, diretores, professores e todos os parceiros na educação garantam que o ensino católico seja apresentado, vivido e inserido em tudo o que fazemos”.

“O símbolo apropriado que representa a nossa fé, a inclusão e aceitação dos outros, é a cruz, que é visível na entrada de cada escola católica. É o principal símbolo da nossa fé cristã: leva-nos a contemplar o amor generoso e sacrificado de Jesus, quando dá a vida por todos nós”.

“Num mundo que crucificaria um homem inocente, Jesus responde ao ódio com o amor e diz: 'Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo' (Lucas 23, 34). O amor representado na cruz é aquele amor sacrificial, centrado não em si mesmo, mas nos outros”, disse Collins.

O Conselho Escolar Católico de Toronto tem cerca de 92.000 alunos e 14.000 funcionários distribuídos em 196 escolas primárias e secundárias. Seu orçamento para o período de 2020-2021 foi de US $ 1,2 bilhão.

Confira também: