O cardeal Stanisław Dziwisz, secretário pessoal de São João Paulo II, celebrou missa por ocasião do 40º aniversário do atentado contra São João Paulo II na Praça de São Pedro hoje, dia de Nossa Senhora de Fátima, no altar que guarda os restos mortais do santo dentro da Basílica de São Pedro.

A Eucaristia foi concelebrada por cerca de 30 padres poloneses que viviam em Roma durante o pontificado de João Paulo II, incluindo o então esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewski.

Segundo a revista católica Niedziela, durante sua homilia em polonês, o cardeal Dziwiz recordou o atentado perpetrado contra o papa pelo turco Ali Agca em 13 de maio de 1981.

“Desde aquele dia, sei o que São João Apóstolo sentiu ao segurar nos braços o corpo de Cristo retirado da cruz. Como é difícil esquecer o rugido dos tiros de pistola, que poderiam ter acabado naquele instante seu extraordinário pontificado, que acabava de florescer sob a força do Espírito Santo”, disse o cardeal e arcebispo emérito de Cracóvia. O pontificado de São João Paulo II começara em 1978.

Confira: