A diocese de Peoria, Estados Unidos, continua promovendo a causa de beatificação do venerável Arcebispo Fulton J. Sheen, depois que sua cerimônia de beatificação foi abruptamente cancelada no final de 2019.

 

“Continuamos promovendo a causa de sua beatificação e canonização”, disse o bispo auxiliar de Peoria, dom Louis Tylka, no dia 8 de maio, durante a celebração da missa pelo aniversário de dom Fulton Sheen na catedral de Santa Maria da Imaculada. Concepção, no estado de Illinois.

 

Dom Tylka se tornará o nono bispo da diocese assim que o atual bispo, dom Daniel Jenky, se aposentar quando chegar aos 75 anos em março de 2022.

 

Tylka chamou Sheen de "pioneiro" por causa de seu programa de televisão vencedor do Emmy, "Life is Worth Living". O programa foi ao ar na televisão de 1952 a 1957.

 

O bispo Sheen “alcançou milhões de pessoas graças ao programa. Ele estava tão à frente de seu tempo nessa realidade que hoje consideramos isso normal”, disse Dom Tylka.

O arcebispo Fulton Sheen morreu em 9 de dezembro de 1979. Em 2002 foi aberta sua causa de beatificação e ele foi declarado venerável em 2012. Sete anos depois, o papa Francisco aprovou um milagre atribuído à sua intercessão e sua beatificação foi marcada para 21 de dezembro de 2019 .

 

No entanto, duas semanas e meia antes da beatificação, o evento foi cancelado quando vários bispos do país pediram para examinar a causa por mais tempo.

 

“Com grande pesar, dom Daniel Jenky, CSC, bispo de Peoria, anuncia que a Santa Sé o informou que a beatificação de Fulton Sheen será adiada”, diz um comunicado de imprensa da Diocese de Peoria em 3 de dezembro de 2019.

O bispo de Rochester, Nova York, Monsenhor Salvatore Ronald Matano, supostamente solicitou um atraso na beatificação do arcebispo Sheen em meio a preocupações de que ele pudesse ser citado no relatório final de uma investigação sobre abuso sexual em Nova York. O gabinete do procurador-geral do estado está conduzindo uma investigação sobre os bispos e dioceses de Nova York.

 

Breve Biografia do Arcebispo Fulton Sheen

 

Peter John Sheen nasceu em 8 de maio de 1895, em El Paso, Illinois. Ele foi chamado de "Fulton" devido ao nome de solteira de sua mãe.

 

Mais em

Ele foi ordenado sacerdote em 20 de setembro de 1919.

 

Em 11 de junho de 1951, Sheen foi consagrado bispo-auxiliar da arquidiocese de Nova York. Ele permaneceu nessa missão até 1966, quando foi nomeado bispo de Rochester até sua aposentadoria em 1969, aos 74 anos.

 

Em 1969, Sheen recebeu o título de "Arcebispo" da sé titular de Newport, País de Gales, e era conhecido como "Arcebispo Fulton Sheen".

 

Ao longo de sua vida, ele abraçou a mídia como meio de evangelização. Ele lançou "The Catholic Hour", um programa na rádio NBC, em 1930. O programa durou 22 anos.

 

O programa "Life is Worth Living" foi ao ar nacionalmente de 1952 a 1957 e ganhou o Emmy de "Personalidade de Destaque" em 1953. Ele recebeu duas outras indicações ao Emmy durante a apresentação de seu programa.

Confira também: