O teólogo, demonólogo e sociólogo da Universidade da Navarra, Pe. José Antonio Fortea, afirmou que o esquecimento do Cristianismo na Europa e seu conseqüente interesse por alternativas como as correntes New Age e o espiritismo estão "abrindo portas ao diabo".

Assim o declarou o sacerdote espanhol de 38 anos, pároco da Villalbilla (Madri), em uma entrevista publicada no Informativotelecinco.com.

O Pe. Fortea, que se fez conhecido depois que alguns jornalistas não crentes o acompanharam a exorcizar um caso assombroso, assegurou que o demônio não pode possuir uma pessoa se "não lhe abrir a porta". Entretanto, assinalou que "a Europa está se esquecendo do Cristianismo e agora se interessa muito pela bruxaria, o espiritismo, a New Age, os rituais afro-cubanos… todas estas coisas que estão chegando ao Ocidente estão abrindo portas ao diabo".

O sacerdote, que em seus sete anos de prática exorcista garante ter encontrado "entre 20 e 30 casos indubitáveis de possuídos", foi enfático em afirmar que "o demônio existe e não como um símbolo mas sim como um ser pessoal que se rebelou contra Deus e está condenado eternamente".

"É preciso advertir às pessoas que estas coisas que a muitos parecem inofensivas trazem graves perigos porque abrimos a porta ao diabo. As pessoas podem tentar a sorte várias vezes e não acontecer nada, mas depois pode-se sim ficar possuído.. quem sabe, o diabo espreita, não lhe demos oportunidades", disse o sacerdote.