A Presidenta das Filipinas, Glória Macapagal-Arroyo, anunciou na Assembléia Geral da ONU, que seu Governo utilizará o dinheiro do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) na promoção de métodos naturais modernos e eficazes para regular a natalidade.

Conforme informou a agência Fides, a medida contrasta com a grande maioria de outros países, nos quais estes mesmos recursos são, pelo contrário, utilizados na promoção e distribuição de métodos anticoncepcionais e abortivos.

O anúncio foi bem acolhido por diversos setores da população filipina. O Arcebispo de Cebu, Cardeal Ricardo Vidal, destacou a valentia da mandatária ao adotar esta nova política populacional e invocou aos promotores dos métodos artificiais de controle natal a evitar contra-medidas legislativas, até que o sucesso do planejamento familiar natural possa ser bem ponderado.

Do mesmo modo, o Cardeal lhes pediu "declarar uma moratória multipartidária em todas as ações legislativas para dar tempo e oportunidade a levar adiante estas políticas, genuinamente voltadas à proteção das mulheres, das famílias e da sociedade filipina".