A Santa Sé divulgou mensagem de vídeo do Papa Francisco sobre a obra do padre jesuíta Miguel Ángel Fiorito, falecido em 2005, mestre espiritual do papa. Trata-se de um guia prático para os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, que através de uma “estrutura aberta e interativa” fizeram bem ao papa e podem ajudar outras pessoas, diz Francisco.

O vídeo marca o lançamento do livro em italiano com o título “Cercare e trovare la volontà di Dio. Guida pratica agli esercizi spirituali di sant'Ignazio di Loyola” ("Buscar e encontrar a vontade de Deus. Guia prático para os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, em tradução livre").

O texto completo dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio é publicado como um apêndice do livro de Pe. Fiorito em italiano, cujo prefácio é de autoria do Papa Francisco.

O papa elogiou a dimensão prática do livro, no formato de pequenas notas para os exercícios inacianos, com o intuito de ajudar na “reforma da vida de todos aqueles que querem fazer os exercícios”. A obra foi organizada pelos jesuítas da revista italiana “La Civiltà Cattolica”, elogiando. O padre Fiorito morreu em 2005.

Segundo o papa, Fiorito escrevia folhas em um formato particular. “O assunto tratado nessas folhas tinha que entrar em uma folha horizontal, às vezes quase sem margem, para que o conteúdo pudesse ser lido todo em uma linha. Eram escritos curtos, interessantes e sempre práticos. Neles, ele fazia seus os textos de outros autores, usando-os livremente, comentando-os, anotando-os. Esta conversão de um material rico e composto de fichas de leitura manejáveis é fruto de um longo trabalho de contemplação e discernimento”, diz o papa no prefácio.

“Fiorito insiste duas vezes que sua ajuda vai ‘até certo ponto’. Esta consciência e a aceitação de sua própria limitação nos dizem quão profundas eram nele o respeito e a confiança na liberdade do outro na liberdade da outra pessoa. Sua ajuda chega ao ponto em que o outro, em sua liberdade, deseja sinceramente deixar-se ajudar”, disse o Papa.

“Segundo o modelo do Evangelho, o foco e a forma interior dos exercícios, como diz Fiorito, consistem na ação interior de conhecer, através do discernimento, a vontade divina sobre as questões relevantes da nossa vida espiritual”, concluiu o Santo Padre, que enalteceu a iniciativa da revista Civiltà Cattolica de divulgar da obra do “mestre Fiorito”.

Confira também: