Durante a oração do Regina Coeli deste domingo, 9 de maio, o Papa Francisco alertou contra os amores do mundo, porque “amar como Cristo significa dizer não a outros ‘amores’ que o mundo nos propõe: amor pelo dinheiro, amor pelo sucesso, pela vaidade, pelo poder... Esses caminhos enganosos nos afastam do amor do Senhor”.

Em seu ensinamento prévio à oração do Regina Coeli, que rezou do Palácio Apostólico do Vaticano, o Santo Padre destaca que no Evangelho do dia Jesus "retoma o verbo-chave: permanecer".

“Ele nos convida a permanecer em seu amor para que sua alegria esteja em nós e nossa alegria seja plena”, explicou.

O Papa ressaltou que o amor ao qual Jesus se refere “é o amor que tem sua origem no Pai, porque ‘Deus é amor’. Como um rio escorre no Filho Jesus e através d’Ele chega até nós, suas criaturas”.

“O amor que Jesus nos dá é o mesmo amor com o qual o Pai O ama: amor puro, incondicional, amor gratuito. Doando-o a nós, Jesus nos trata como amigos, fazendo-nos conhecer o Pai e nos envolve em sua própria missão para a vida do mundo”, disse o Papa.

Então: “O que temos que fazer para permanecer neste amor? Jesus disse: ‘Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor’.

“Jesus resumiu seus mandamentos em apenas um, este: 'Amai-vos uns aos outros como eu vos amei'. Amar como Cristo ama significa colocar-se a serviço dos irmãos, como Ele fez quando lavou os pés dos discípulos. Significa sair de si mesmo, abrir mão da própria segurança humana, do conforto, para se abrir aos demais, especialmente para os mais necessitados. Significa colocar-se à disposição com o que somos e temos”.

Ou seja, amar como Cristo ama “significa dizer não a outros ‘amores’ que o mundo nos propõe: amor pelo dinheiro, amor pelo sucesso, pela vaidade, pelo poder... Esses caminhos enganosos nos afastam do amor ao Senhor e nos levam a nos tornarmos cada vez mais egoístas, narcisistas e prepotentes".

A “prepotência”, continuou o Pontífice, “leva a uma degeneração do amor, a abusar dos outros, a fazer a pessoa amada sofrer. Penso no amor doentio que se transforma em violência - e em quantas mulheres são vítimas disso hoje em dia das violências. Isto não é amor".

“Amar como o Senhor nos ama significa apreciar a pessoa que está ao nosso lado e respeitar sua liberdade, amá-la como ela é, não como queremos que fosse; como é, gratuitamente”.

“Em última análise, Jesus nos pede para permanecermos no seu amor, para habitar em seu amor, não em nossas ideias, não no culto de nós mesmos; pede-nos para sair da pretensão de controlar e administrar os outros para confiar e doar-nos a eles”.

O Papa Francisco concluiu seu ensinamento ressaltando que “o Senhor deseja que a alegria que Ele possui, porque está em total comunhão com o Pai, também esteja em nós, pois estamos unidos a Ele”.

Confira também: