O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, manifestou sua preocupação pela falta de trabalho no país e afirmou que se a atual política macro-econômica “não chega ao bolso” das pessoas “não serve de grande coisa”.

Durante a reabertura de diversas ruas do Centro Histórico e a remodelação da Praça do Empedradillo, localizada em frente à Catedral, o Purpurado explicou que o desemprego está ocasionando muitos casos de indigência e lembrou que o Executivo federal é o  responsável de procurar, em nível nacional, a geração de postos de trabalho para a cidade do México.

“Enquanto os efeitos positivos não chegam ao bolso da população, enquanto a macro-economia se mantiver unicamente como tal e não tenha como objetivo beneficiar a renda das pessoas com trabalho ou dar ocupação ao desempregado não serve de grande coisa”, expressou o Cardeal.

O Arcebispo manifestou também sua confiança em que os governantes federais e locais, “que lideram em nossa sociedade”, trabalhem sempre em mútuo acordo e encontre um espaço para o diálogo, pois com isso os cidadãos “seremos os beneficiados”.

Por outro lado, o Purpurado felicitou a reforma da região e alentou os vendedores e prestadores de serviços a que respeitem os jardins e a Praça do Empedradillo.

A reforma da Praça implicou obras de pavimentação, instalações hidráulicas, jardinagem, iluminação pública, passeio, estacionamento e restauração. Originalmente foi chamada Praça do Marquez, Praça Menor e Praça de Cereros. Em 1883 alojou o  Mercado de Flores sob uma estrutura de ferro e vidro. Em 1900 estava totalmente jardinada mas reformas posteriores lhe tiraram as áreas verdes.