O Bispo do Cádiz e Ceuta, Dom. Antonio Ceballos Atienza, pediu às autoridades da União Européia, Espanha e Marrocos, cumprir e exigir o respeito da dignidade humana dos imigrantes que são deportados, porque neles se reflete o rosto de Cristo sofredor.

Através de um comunicado, o Prelado solicitou "em nome de Deus", o respeito "dos direitos humanos destes homens, mulheres e crianças que estão sendo deportados a outros países fazendo-se guardar as mais elementares e dignas condições humanas".

No texto, o Bispo reconhece que a imigração não é a solução aos problemas de injustiça e pobreza que se vivem nos países de origem, mas as mortes de cinco emigrantes no fim de setembro na fronteira entre Ceuta e Marrocos e os posteriores acontecimentos, "obrigam a não calar e a denunciar, em nome de Deus" e dos cidadãos desta Diocese, "a forma com que se estão dando soluções a estas pessoas nas quais vejo o rosto de Jesus Cristo sofrendo tal ignomínia e humilhação".

"A dignidade da pessoa humana exige que todo homem e mulher sejam tratados, não como um animal, nem como uma máquina, mas sim como pessoa e como filho de Deus", afirmou.

Dom. Ceballos pediu que nas Missas do fim de semana se elevem orações por uma solução justa e digna; e a manifestar-se nas portas dos templos "em silêncio e em oração, como repulsa comunitária destes acontecimentos".

Do mesmo modo, recorda que a Constituição Pastoral "Gaudium et Spes" do Concílio Vaticano II, afirma que por intuito de Deus, os bens da terra "devem chegar a todos (os homens) em forma eqüitativa sob a guia da justiça e o acompanhamento da caridade".

Finalmente, agradece a generosidade dos paroquianos, das associações humanitárias e meios de comunicação, "que com sua entrega e serviço fazem com que sejamos mais humanos".