Neste fim de semana se realizará na Polônia a "Jornada Papal", que recordará o legado de João Paulo II, por iniciativa da Conferência Episcopal Polonesa (CEP) e a Fundação Obra do Novo Milênio.

A Jornada, que se celebra há cinco anos, estará centrada no tema "João Paulo II: protetor da verdade", e nela se transmitirá uma entrevista que o Papa Bento XVI concedeu à televisão polonesa. A entrevista será transmitida em 16 de outubro e retransmitida durante todo o fim de semana com diversos discursos do Papa.

Neste final de semana, entre concertos, conferências e mesas redondas nas quais se aprofundará sobre João Paulo II, também se fará a entrega dos prêmios "Totus", que premiam a promoção do ser humano, o compromisso caridoso e educativo, a promoção da cultura cristã, a propagação dos ensinamentos do Papa e o "Totus mediático", em memória de quem fora Bispo de Radom, Dom. Jan Chrapek –falecido em 18 de outubro de 2001– conhecido pela apresentação dos ensinamentos de João Paulo II nos meios de comunicação.

A Fundação Obra do Novo Milênio iniciou seus trabalhos em 1999 logo depois da visita pastoral de João Paulo II à Polônia. Sua função é animar e apoiar as atividades sociais principalmente no campo da educação e da cultura, do mesmo modo, a Fundação oferece bolsas de estudo para jovens provenientes de famílias pobres ou de regiões rurais e pequenas cidades do país.