Um dos atores da série ‘The Chosen’ (Os escolhidos, em tradução livre), que conta a história de Jesus, elogiou a produção por adaptar sua deficiência ao personagem que interpreta como um exemplo de inclusão.

A série é uma produção para a internet sobre o ministério de Jesus que estreou sua segunda temporada no domingo de Páscoa. Um dos atores da série é Jordan Walker Ross, que faz o papel do apóstolo Tiago Menor.

Em entrevista à revista Deadline, que cobre Hollywood, Ross explicou que tem “escoliose severa e paralisia cerebral leve”, condições que se manifestam no fato de que ele manca e tem “flexibilidade do tronco e das pernas muito limitada.”

Ross tem apenas 1,62 m. Ele contou que, no passado, sua deficiência o impediu de ser contratado para alguns papéis. Diretores de elenco chegaram a dizer a ele para “parar de mancar” quando fez testes para alguns papéis.  

Quando foi escalado para The Chosen, no entanto, disse que o criador da série, Dallas Jenkins, de início não notou que ele mancava. Quando notou, decidiu reescrever o papel de Ross como um personagem que tem uma deficiência.

“Em vez de achar outro ator ou esconder a condição com ângulos de câmera criativos, [Jenkins] incorporou-a e me perguntou se eu me opunha a incluí-la no meu personagem.”

Ross disse que achou “notável” não apenas que um ator com deficiência fosse contratado para uma série de sucesso crescente, mas também que seu personagem foi reescrito para se acomodar à sua deficiência. Ele descreveu esse ato como “outro nível de inclusão e visibilidade” para atores com deficiência.

Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência.

Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”

Ross disse que espera usar sua celebridade para “ajudar a inspirar outros na busca de seus sonhos, independentemente de suas limitações físicas ou mentais.”  

“Na verdade, sempre se pode usar as diferenças para inspirar os outros”, disse o ator.

O episódio-piloto de The Chosen estreou na véspera de Natal de 2017. A primeira temporada da série se concentrou em Jesus encontrando seus apóstolos. A segunda se baseia na fama crescente de Jesus. Jonathan Rounie, um católico praticante, faz o papel de Jesus.

Em sua primeira temporada, o show teve o maior crowdfunding da história para uma série de TV. O site do programa informa que 75 mil doadores doaram um total de US$ 10 milhões para a primeira temporada. Mais de 125 mil doadores deram um total de US$ 10 milhões para a segunda temporada.

A segunda temporada, que estreou na Páscoa deste ano, está programada para ter oito episódios e pode ser assistida gratuitamente no YouTube, através de um app para os sistemas iOS ou Android, ou pelo site da VidAngel, distribuidor do programa. A primeira temporada também está disponível em DVD.

Confira também: