Em uma nova modalidade de fustigação, três agentes comunistas se fizeram passar por “pastores cristãos” para entrar nas casas de vários assinantes do Projeto Varela –que busca mudanças democráticas na Ilha- e ameaçá-los por causa de seu apoio à iniciativa dissidente.

Os assinantes do Projeto Varela Mário Abreu Padrón, Ovier Amores Suárez e Jesús Hernández Pérez de Santa Clara, foram visitados na tarde do sábado 3 de julho por uns supostos pastores.

Segundo informaram as agências Cubanet e Cuabanacán Press, “todas as visitas tiveram as mesmas características. Os ‘pastores’ indagaram sobre a coleta de assinaturas para o mencionado projeto e o lugar onde se encontram. Ao não obter respostas positivas em nenhum dos casos, começaram a fazer ameaças veladas aos lutadores pró-democracia de que poderiam ser condenados a 20 anos de prisão”.

De acordo às agências, todos os convidados “fazem parte da incipiente sociedade civil independente na central província de Villa Clara. Abreu Padrón é escultor e pertence ao Centro de Cultura Independente Entre Ríos, enquanto que Amores Suárez e Hernández Pérez, são membros dos Movimentos Democráticos Cristão e Democracia, respectivamente”.

“Estes casos se unem à rede de provocações associadas à soberba da nomenclatura governante de não permitir a coleta de uma maior quantidade de rubricas para a petição civil a  referendo em toda a extenção do país, conhecida nacional e internacionalmente como Projeto Varela”, indicaram.