Seis pessoas apresentaram uma denúncia a um tribunal federal dos Estados Unidos por abusos sexuais que teriam sofrido em escolas administradas pela congregação religiosa Legionários de Cristo durante a década de 1990.

Segundo a agência de notícias Associated Press, foram cinco homens e uma mulher que apresentaram a denúncia em Connecticut.

Quatro dos homens alegaram ter sofrido toques ina propriados, entre outros abusos, cometidos pelos legionários de Cristo na Immaculate Conception Apostolic School (Escola Apostólica Imaculada Conceição), no estado de New Hampshire.

O quinto homem denunciou que foi abusado por um colega de turma na mesma escola.

A mulher disse que um empregado da Immaculate Conception Academy (Academia da Imaculada Conceição), em Rhode Island, mostrou a ela o seu órgão sexual.

Em declarações enviadas à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Gail Gore, porta-voz dos Legionários de Cristo nos Estados Unidos, disse que "a Legião está em processo de revisão das denúncias".

“Os Legionários de Cristo respeitam todos os que apresentam esse tipo de acusação e estão comprometidos em criar e manter um ambiente seguro para todas as crianças e todas as pessoas que interagem com seus membros e estão envolvidas em seus ministérios”, disse.

Os Legionários de Cristo foram fundados em 1941 pelo padre Marcial Maciel. Maciel morreu em 2008 em meio a graves acusações de abuso sexual. Algumas de suas vítimas eram filhos dele.

Nos últimos anos, o Vaticano acompanhou os Legionários de Cristo em um processo de renovação que recentemente levou à criação da Federação Regnum Christi, que inclui a Congregação, as Consagradas de Regnum Christi e os leigos Consagrados do Regnum Christi.

Em relatório publicado em março deste ano, em um esforço para fortalecer seu trabalho de transparência e responsabilidade, os Legionários de Cristo afirmaram que “há cerca de 170 menores” que foram vítimas de 27 padres da congregação religiosa.

“Em sua grande maioria, as vítimas eram adolescentes entre 11 e 16 anos”, afirmaram.

Os Legionários disseram que “com aproximadamente 50 dessas vítimas de sacerdotes da Congregação, foram feitos progressos numa via de reparação e reconciliação, buscando facilitar esse caminho para todas as vítimas que assim o desejem”.

O relatório lista muitos nomes de membros que têm “alegações comprovadas de abuso sexual”.

No caso dos Estados Unidos, são oito padres acusados ​​de abusos, dois deles já mortos.

Confira também: