Neste sábado, 24 de abril, Dom Américo Aguiar, Auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 convidou os jovens de Portugal participar na Jornada Mundial da Juventude e nos seus preparativos, afirmando que esta será uma “experiência única na vida”.

“Vai ser uma jornada inesquecível”, referiu o bispo auxiliar de Lisboa, responsável pela área logística do Comité Organizador Local (COL) da JMJ 2023, falando na igreja de São Francisco, em Évora, na noite de sexta-feira.

Dom Américo reafirmou a convicção de que esta será a “melhor” jornada de todos os tempso e vai “revolucionar o que é a presença e a organização dos jovens”, na Igreja e na sociedade.

E declarações reunidas pela agência ECCLESIA, do episcopado português, o coordenador-geral destacou a importância das chamadas “pré-jornadas” nas várias dioceses portuguesas, acolhendo jovens de todo o mundo no verão de 2023.

“Todos estamos convocados”, realçou o bispo, sublinhando a necessidade de que cada diocese faça a sua parte. “Venham todos”, insistiu.

Por sua parte, o arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, falou aos presentes do impacto da pandemia, que já levou ao adiamento da JMJ de 2022 para 2023.

“Não sei se alguma JMJ tem custado tanto a germinar como esta”, assinalou e acrescentou: “Vão ser umas jornadas únicas, como única está a ser a sua gestação”.

O anúncio da escolha de Lisboa como sede da próxima edição internacional da JMJ foi feito pelo Vaticano, a 27 de janeiro de 2019, no final da Jornada que decorreu no Panamá.

Confira: