O Papa Francisco rezou pelo bispo eleito da diocese de Rumbek, no Sudão do Sul, padre Christian Carlassare, que foi baleado na noite de 25 de abril e está se recuperando em um centro de saúde em Nairóbi, Quênia.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o Santo Padre expressou a sua preocupação pelo missionário comboniano italiano de 43 anos, que foi baleado na perna por desconhecidos.

O Papa o escolheu como bispo para a diocese de Rumbek em 8 de março, após 10 anos de espera da diocese pela nomeação de um novo pastor.

Carlassare, de 43 anos, sucede no cargo a dom Caesar Mazzolari, também missionário comboniano, que faleceu repentinamente aos 74 anos durante a celebração de uma missa em 16 de julho de 2011, uma semana depois da independência do Sudão do Sul.

Rumbek é uma cidade majoritariamente dinka, um dos maiores grupos étnicos do país, onde padre Carlassare foi recebido com alegria no dia 16 de abril.

Atualmente, o bispo eleito italiano está em condição estável após receber uma transfusão de sangue e ter sido transferido para um hospital em Nairóbi (Quênia).

A ordenação episcopal do padre Carlassare estava marcada para o domingo de Pentecostes, 23 de maio.

Por sua vez, o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, pediu às autoridades locais uma investigação rápida do atentado que leve à captura dos criminosos que feriram Carlassare e disse que “as autoridades não permitirão que a ação de uns poucos criminosos condicione os projetos da Igreja”.

Dados biográficos

Padre Christian Carlassare nasceu em 1º de outubro de 1977 em Schio, Vicenza (Itália). Frequentou um curso de orientação no Seminário dos Missionários Combonianos de Thiene, em Vicenza. Fez o postulantado e os estudos filosóficos em Florença, na Faculdade de Teologia da Itália Central e o noviciado em Venegono Superiore.

Ele estudou missiologia entre 2003 e 2004 na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, fez os votos solenes em 2003 e foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 2004.

Estudou inglês entre 2004 e 2005 e viajou para o Sudão do Sul para aprender o idioma Nuer na Paróquia da Santíssima Trindade no estado de Jonglei.

Foi membro do Secretariado de Animação Vocacional e Formação Básica entre 2011 e 2019, conselheiro provincial dos Missionários Combonianos no Sudão do Sul entre 2012 e 2019, Secretário do Conselho Provincial dos Missionários Combonianos entre 2014 e 2016.

Foi também vice-provincial no Sudão do Sul entre 2017 e 2019, promotor vocacional e diretor do curso de orientação (pré-postulantado) para os Missionários Combonianos em Moroyok entre 2017 e 2020.

Desde 2020 era vigário-geral da diocese de Malakal.

Confira também: