O casal hondurenho Leonardo e Martha Lorena Casco, convidados pelo Papa Bento XVI como auditores do Sínodo de Bispos, dedicaram suas intervenções perante a assembléia a pedir uma formação mais exigente para os leigos.

Leonardo Casco, Presidente de Aliança para a Família, considerou que "a realidade nos indica que um enorme contingente de católicos que vive no mundo atualmente não conhecem suficientemente os princípios doutrinais da fé que professam, vivendo o que poderia denominar um catolicismolight’, para utilizar um termo da moda".

Neste contexto, considerou "imprescindível e inadiável" achar "uma fórmula que devolva ao fiel leigo uma formação básica doutrinal, ética e moral, assim como a consciência da importância de pertencer à única Igreja de Cristo e o orgulho bom de ser católico".

Para o líder pró-família, é necessário, que "bispos e sacerdotes não tenham medo de propor com alegria e segurança ao fiel leigo, uma vida de fé exigente e sólida" que "injete com um renovado entusiasmo nos fiéis leigos de hoje, o espírito exigente dos cristãos dos primeiros tempos, quer dizer, o recurso à oração e à mortificação, as práticas diárias de normas básicas de piedade e o dever e direito que temos todos os fiéis ao apostolado".

Por sua vez, Martha Lorena Alvarado de Casco, Presidente do Comitê pela Vida da Honduras, assinalou que "como esposa, mãe, irmã, filha e avó" considera que "falta uma formação da mulher que desde sua primeira infância a disponha ao desenvolvimento de suas duas características essenciais: sua feminilidade e o dom da maternidade".

"Tristemente nas últimas décadas, a mulher foi perdendo o verdadeiro significado de sua identidade, portanto, do genuíno sentido de sua missão cristã", indicou.