O Arcebispo de Atlanta, Dom. Wilton Gregory, expressou durante o Sínodo dos Bispos, a necessidade de que os sacerdotes melhorem o conteúdo e a forma de apresentação de suas homilias.

O Prelado afirmou que os católicos esperam melhores homilias por parte dos sacerdotes, e ao não as receber, muitos ao voltar para seus lares, vêem outras cerimônias cristãs pela televisão ou escutam a rádio, já que "estão ainda necessitados de sermões inspiradores".

Na reunião dos Bispos que se celebra em Roma desde 2 de outubro, diversos prelados manifestaram sua preocupação pelos problemas de juízo que apresentam algumas homilias, sendo necessário que os sermões se concentrem cada vez mais na teologia da fé católica.

Diante desta carência, Dom. Gregory informou que embora a "só precisão litúrgica não irá trazer de volta aos que não assistem à Santa Missa", há um risco iminente já que há muitos católicos que sim "chegam a assistir às cerimônias religiosas dessas Igrejas depois de ter assistido à Missa dominical".

Finalmente, dirigindo-se aos Bispos, o Prelado recordou que em sua "condição de principais pregadores de nossas Igrejas locais, nós, os bispos, devemos pregar com o exemplo em vez de nos limitar a pedir a nossos sacerdotes e diáconos que pronunciem melhores homilias".