O Papa Francisco se encontrou com o Primeiro-Ministro designado do Líbano, Saad Hariri, em uma audiência privada esta manhã. A notícia foi confirmada por Matteo Bruni, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

«Durante as conversas que duraram cerca de trinta minutos - continua Bruni - o Papa quis reiterar a sua proximidade ao povo libanês, que vive um momento de grandes dificuldades e incertezas, e recordou a responsabilidade de todas as forças políticas de se comprometerem urgentemente com o benefício da nação".

«Ao reafirmar o seu desejo de visitar o país assim que se reúnam as condições, o Papa Francisco – conclui o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé - manifestou a esperança de que o Líbano, com a ajuda da comunidade internacional, volte a encarnar a fortaleza dos cedros, a diversidade que da fragilidade se torna força no grande povo reconciliado, com a sua vocação de ser uma terra de encontro, de convivência e de pluralismo”.

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco voltou seu olhar para o Líbano. No passado dia 24 de dezembro, o Pontífice enviou uma carta ao povo libanês pelo Natal,  na esperança de obter a ajuda da comunidade internacional para que o Líbano se liberte dos conflitos e tensões regionais, a fim de abandonar a grave crise e assim se recuperar.

Saad Hariri já ocupou o cargo de Primeiro Ministro do Líbano de 2009 a 2011 e de 2016 a 2019. Ele é filho do de Rafiq Hariri, que foi primeiro-ministro do país entre 1992 e 1998, assassinado em fevereiro de 2005.

Confira: