No dia 11 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, o ministério matrimonial “Testemunho de Amor” lançou o “Caminho da Convalidação” com o objetivo de fornecer às dioceses, paróquias e comunidades dos Estados Unidos ferramentas para ajudar os casais em união estável ou casados apenas no civil a ter acesso ao sacramento do matrimônio.

Este Caminho da Convalidação, anteriormente denominado “Iniciativa de Casamento Civil”, também visa acompanhar e apoiar os casais que entram com o pedido de declaração de nulidade de um matrimônio prévio. Essa declaração estabelece que, por distintas razões, na união anterior não houve matrimônio. Não é um “divórcio” católico.

“Testemunho de amor” iniciou a fase piloto deste programa em 2020 em mais de 20 paróquias dos Estados Unidos, fazendo as adaptações necessárias para melhorá-lo, que incluíram um novo título, projeto e mais materiais de formação para líderes.

Daniela Mazzone, responsável diocesana e líder do apoio em espanhol para “Testemunho de Amor”, comenta que “escolhemos o segundo domingo de Páscoa, o dia da Divina Misericórdia, para o lançamento oficial deste programa porque muitos casais em casamentos irregulares acham que é tarde demais, que a situação deles é muito complicada, não têm dinheiro ou não têm tempo para receber a graça do matrimônio sacramental”.

“A ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e a sua Divina Misericórdia nos lembram de que nada é impossível para Ele”, destaca.

Daniela também destaca que “reconhecemos que existem várias razões complexas pelas quais os casais se casam apenas para fins civis e não para a Igreja, mas queremos que as paróquias mantenham sempre as portas abertas, convidando sempre os casais à plena comunhão com Jesus e a sua Igreja”.

Aproximadamente 20% dos matrimônios católicos nos Estados Unidos são de casais que estavam casados apenas pelo civil ou em união estável, a maioria dos quais são hispânicos.

Ryan Verret, fundador de “Testemunho de Amor” com sua esposa Mary Rose, explica que o Caminho da Convalidação é “uma iniciativa urgente em nossa Igreja hoje porque os hispânicos são a população que mais cresce no país, representando 40% da Igreja Católica nos Estados Unidos Estados”.

Ryan afirma que “devemos aprender a servir uma nova geração de casais e famílias hispânicas que se afastaram por falta de acolhimento por parte da paróquia”.

O programa também inclui material para a formação que é um material de apoio para os mentores que acompanham os casais.

Daniela afirma a este respeito que “muitas vezes, a formação dos cônjuges que desejam receber o sacramento é inadequada ou totalmente omitida por falta de recursos na paróquia ou na diocese”.

"Outras vezes, queremos acelerar o processo para que o casal ‘esteja em graça’, algo que realmente prejudica esses casais que estão fazendo a transição de uma relação contratual ou conveniente para uma aliança e consagração permanentes", enfatiza.

Mais informações sobre a iniciativa AQUI.

Confira também: