Nos próximos dias, uma delegação do Vaticano começará a escutar na Cracóvia, Polônia, os testemunhos que formam parte do processo de beatificação do Papa João Paulo II.

Segundo o Padre Slawomir Oder, Postulador da causa de beatificação, será pedido ao Arcebispo da Cracóvia e ex-secretário pessoal de João Paulo II, Dom. Stanislaw Dziwisz "que forme um tribunal de beatificação que, em cooperação com o de Roma, deverá obter testemunhos para esse processo".

O Padre Oder viajou à Cracóvia junto com Dom. Gianfranco Bella, vigário judicial do Tribunal Ordinário da diocese de Roma, que assistirá às audições na cidade onde Karol Wojtyla foi Arcebispo e passou a maior parte de sua vida.

Embora a lista de testemunhos seja reservada, o Padre Oder explicou que inclui pessoas "que tem coisas para dizer em relação à vida e a atividade de Karol Wojtyla nas épocas em que foi bispo e cardeal", tanto sacerdotes como leigos.

João Paulo II morreu em 2 de abril passado e seu sucessor, o Papa Bento XVI suprimiu excepcionalmente o prazo de cinco anos depois da morte de um candidato à canonização para iniciar o processo.