Na manhã desta quarta-feira, a Sala Stampa da Santa Sé publicou o telegrama de pêsames do Santo Padre pela morte do Cardeal australiano Edward Cassidy, que morreu neste sábado, 10, recordando sua vida dedicada à diplomacia pontifícia e à unidade dos cristãos.

No telegrama que leva a assinatura do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa recorda o “zelo apostólico” do cardeal Cassidy e seu “valioso serviço na promoção da unidade dos cristãos. O cardeal tinha 96 anos de idade e morreu na cidade de Newcastle, na Austrália.

“Tendo recebido com tristeza a notícia da morte do Cardeal Edward Idris Cassidy, ofereço minhas sinceras condolências. Recordando com gratidão os anos de valioso serviço do falecido cardeal à Santa Sé, seu zelo pelo anúncio do Evangelho e seu compromisso com a promoção da unidade cristã, eu entrego sua nobre alma ao amor misericordioso de Deus nosso Pai celestial. A todos que choram o cardeal Cassidy na esperança da Ressurreição, eu concedo cordialmente a minha bênção apostólica como penhor de consolação e paz no Senhor”, refere o telegrama de condolências do Pontífice.

Segundo recorda o Portal de notícias do Vaticano, o Vatican News, o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Edward Idris Cassidy, nasceu em Sidney, Austrália, em 5 de julho de 1924. Em fevereiro de 1943 ele entrou no seminário, depois na ordenação sacerdotal em 1949.

“Sua primeira missão na diplomacia vaticana foi na Internunciatura Apostólica na Índia (1955-1962); depois passou cinco anos, de 1962 a 1967, na Nunciatura Apostólica em Dublin, dois anos em El Salvador (1967-1969) e um ano na Argentina. Depois em muitos outros países até 1988 quando foi nomeado Substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais, cargo que ocupou até 12 de dezembro de 1989, quando foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A partir de 3 de março de 2001, foi Presidente Emérito do Dicastério”.

Bispos australianos prestam homenagem

O presidente da Conferência Episcopal Australiana, o arcebispo Mark Coleridge, afirmou em nota divulgada pelo Vatican News que o estilo amigável e "pé no chão" do cardeal Cassidy foi um de seus traços marcantes durante seu serviço no Vaticano. Muito apreciado em todos os seus cargos, ele "brilhou", segundo Dom Coleridge, como presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, mostrando "não apenas habilidade diplomática e astúcia política, mas também autenticidade humana e bom senso". "A simplicidade de um homem chamado a um alto cargo na Igreja, mas com seu olhar fixo em Jesus Cristo", concluiu Coleridge.

Por sua parte, na notícia divulgada por Vatican News, o arcebispo de Sydney, Dom Anthony Fisher, homenageou o Cardeal Cassidy dizendo que ele "deixou um legado notável em nossa Igreja, especialmente no campo do ecumenismo".

"Poucos australianos tiveram um impacto tão profundo na Igreja católica internacional" e acrescentou:" estou certo de que ele continuará inspirando os líderes da Igreja por muitos anos”.

Confira: