Hojé é dia de festa da Padroeira do Brasil. Neste 12 de outubro, esta é festa mariana que congrega fiéis de todo o país nesse dia de Nossa Senhora Aparecida.

Cerca de 200 mil romeiros são esperados para participar das homenagens à Nossa Senhora Aparecida na Basílica Nacional, em Aparecida, o segundo maior santuário do mundo. Neste ano, a festa tem como tema "Com Maria, no Ano da Eucaristia, Construir uma Cultura de Paz", e iniciou às 5h com uma queima de fogos com duração de 10 minutos.

Além das autoridades religiosas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o evento deve contar com a presença de autoridades políticas como o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário de Educação do Estado, Gabriel Chalita, deputados federais e estaduais e prefeitos da região.

Até agora, cento e trinta mil pessoas já passaram pelo Santuário Nacional da Padroeira, em São Paulo. Serão realizadas cinco missas no dia de hoje na Basílica de Aparecida, interior do Estado.

Às 10h, foi celebrada a missa solene, celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida. Cerca de 45 mil pessoas participaram da celebração, que contou com a presença dos cantores Guilherme Arantes, Joana e Alcione. Cada artista interpretou duas músicas em homenagem à santa.

A missa solene foi transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Aparecida, Rede Vida, Rádio Aparecida e emissoras que compõem a Rede Católica de Rádio.

A tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida será iniciada às 17h em torno do Santuário Nacional de Aparecida e vai e, juntamente com  a queima de fogos, que encerra as festividades oficiais.

Romaria

Na manhã desta quarta-feira, foi realizada também uma romaria de barcos no Rio Tietê, que tinha à frente uma imagem de Nossa Senhora. O cortejo teve início na Penha e foi encerrado junto à Ponte do Piqueri.