Teve início ontem a 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Pela primeira vez em sua história, a assembleia, que se encerra no próximmo dia 16, está sendo realizada em formato virtual, por causa das pandemia de Covid-19.

A legislação canônica geral e a legislação própria da CNBB não permitem que se realizem votações virtuais. Assim, o Conselho Permanente da CNBB optou por realizar uma Assembleia sem votações que impliquem alterações ou consequências de natureza legislativa para a Conferência. As votações de natureza pastoral poderão ocorrer.

A missa de abertura da Assembleia Geral, na manhã da segunda-feira, 12 de abril, foi celebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, na Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da entidade, em Brasília (DF).

Em sua homilia, dom Joel apresentou duas grandes ideias baseadas nas leituras do dia: o convite a nascer de novo do Evangelho de João 3, 1-8; e a coragem dos apóstolos, que mesmo em meio a grandes dificuldades, anunciavam a Palavra impulsionados pelo Espírito, dos Atos dos Apóstolos 4, 23-31.

“Quando se faz a experiência do nascer de novo, se adquire, cada vez mais, essa coragem para anunciar a Palavra em meio a todas as dificuldades,” disse dom Joel. “Nascer de novo, nós sabemos, é o encontro com Jesus Cristo. É deixá-lo transformar toda compreensão que temos da vida, todo nosso agir, todo nosso sentir e passar a olhar a vida sob a ótica do Reino de Deus. E quando isso acontece não há perseguição, não há dificuldade, não há empecilho que diga para nós assim: você não pode mais anunciar o Reino de Deus”, ressaltou.

O tema central da Assembleia é exatamente a Palavra de Deus, sob o título “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Além do tema central, os bispos também vão discutir o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.

O presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, abriu oficialmente o encontro às 8h, no horário de Brasília.

“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, motivou dom Walmor.

Durante a abertura da Assembleia, dom Walmor reforçou a comunhão e a “irrestrita fidelidade” do episcopado brasileiro ao Papa Francisco.

“Nossa comunhão filial e irrestrita fidelidade ao Santo Padre, o Papa Francisco, unidos e missionariamente empenhados na árdua e insubstituível tarefa da evangelização, a razão de ser de nossa Igreja no mundo a caminho do reino, deixando ecoar forte, neste tempo pascal o forte mandato do Senhor Jesus Ressuscitado dirigindo aos discípulos operários da primeira hora ‘como o Pai me enviou, assim também eu vos envio'”.

Após a Assembleia os bispos enviarão, como de costume, mensagens ao papa, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro.

O novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, participou pela primeira vez de uma Assembleia Geral da CNBB. Nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020, Dom Diquattro chegou ao Brasil no dia 7 de janeiro de 2021.

Em sua mensagem, o núncio expressou a comunhão do Papa Francisco com os bispos e agradeceu o testemunho da Igreja no Brasil.

“Hoje, não estamos todos no mesmo lugar, mas a oração é sincronizada e acompanhada por muitas pessoas, que estão rezando por essa assembleia”, disse o núncio comentando o fato de que a ssembleia, neste ano, é virtual.

Na quinta-feira, dia 13 de abril, o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro. Dom O'Malley preside a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores do Papa Francisco.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos.

História das Assembleia Gerais

A primeira Assembleia Geral da CNBB ocorreu em 1953, em Belém (PA), com a presença de vinte arcebispos do Brasil. Até 1967, as reuniões eram ralizadas a cada dois anos, então passaram a ser realizadas anualmente.

Das 57 Assembleias Gerais da CNBB já realizadas, 33 foram no mosteiro de Vila Kostka, em Itaici (SP). Já foram realizados encontros em Roma, Itália, e em outras 6 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Desde 2011, a AG passou a ser realizada em Aparecida (SP).

Confira também:

Mais em