A Santa Sé lançou uma campanha, por meio do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e da Comissão COVID-19 do Vaticano, para apoiar o cancelamento da dívida dos países da África em meio à pandemia do coronavírus.

Lançada durante o webinar de quarta-feira, 7 de abril, a campanha intitulada “Campanha de Alívio da Dívida da COVID-19 na África: Lançando um Apelo ao Diálogo, Reflexão e Defesa” vem em apoio a várias manifestações nesse sentido, rervela um relatório do Dicastério obtido por ACI África.

Segundo o relatório divulgado na sexta-feira, 9 de abril, o dicastério do Vaticano e a comissão organizaram o lançamento da campanha em colaboração com a Caritas África, o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), a Conferência Jesuíta da África e Madagascar (JCAM), e a Associação de Mulheres Consagradas da África Oriental e Central (ACWECA).

Falando durante o lançamento, a nova subsecretária do dicastério, irmã Alessandra Smerilli, disse que a campanha de alívio da dívida, “é ainda mais urgente por causa do COVID-19."

“A contribuição do dicastério foi, e ainda é, para ajudar a campanha a ganhar visibilidade internacional na esperança de criar um amplo movimento como em 2000”, disse irmã Smerilli em uma citação do relatório.

Com visibilidade internacional, a liderança do departamento do Vaticano liderado pelo cardeal ganense Peter Turkson espera que a campanha de alívio da dívida atraia a atenção dos líderes globais “que podem ter um impacto direto e concreto sobre a questão”.

Esses líderes globais incluem membros do G7, que incluem chefes de governos do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, assim como funcionários do G20, representantes de governos e administradores do Banco Central de 19 países e da Europa União, acrescentaram os membros das Filhas de Maria Auxiliadora.

“Agora é a hora de ver, julgar e agir em nome dos pobres e vulneráveis. Em tempos de dificuldade e crise, podemos ver a ação de Deus em solidariedade”, disse o presidente da Caritas África, o arcebispo ganense Gabriel Justice Yaw Anokye durante o lançamento da iniciativa.

Por sua vez, o secretário-geral do SECAM, Pe. Henry Akaabiam, saudou a campanha dizendo: “Não podemos deixar de agir, porque se a África vive com dívidas, o mundo inteiro viverá com dívidas. Se a África vai bem, o mundo inteiro vai bem."

Na opinião do padre Augusto Zampini, secretário-adjunto do dicastério e membro do conselho da Comissão COVID-19 do Vaticano, a única maneira de sair da crise da COVID-19 é “aliviar o peso da dívida”.

Confira também: