Os pastores que participam atualmente do Sínodo dos Bispos, ofereceram aos Presidentes dos Episcopados do Paquistão e Guatemala, suas orações pelas vítimas, familiares e atingidos pelo terremoto ocorrido em Cachemira e das chuvas e inundações que assolou a América Central.

Os telegramas foram enviados ao Presidente da Conferência Episcopal Paquistanesa, Dom. Lawrence Saldanha; e ao titular da Conferência Episcopal Guatemalteca, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño. Em ambos os textos, os bispos elevam suas orações "pelos que perderam a vida e para reconfortar aos vivos".

Do mesmo modo, comprometem "a solidariedade da Igreja Católica" e animam "os cristãos e a todas as pessoas de boa vontade a participar dos esforços humanitários".

O terremoto que sacudiu a Cachemira, uma zona disputada pela Índia e Paquistão, deixou até o momento mais de 35 mil mortos.

Na América Central as inundações provocadas pela tormenta tropical Stan deixaram centenas de mortos e milhares de danificados. Os países mais afetados são a Guatemala e El Salvador; seguem-lhes o México, Colômbia, Nicarágua, Honduras e Costa Rica.