O Ex-presidente da Polônia e Prêmio Nobel da Paz 1983, Lech Walesa, o Vice-presidente do Parlamento Europeu, Mario Mauro e o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez, participarão do 7º Congresso Católicos e Vida Pública: "Chamados à liberdade".

O Congresso, que será celebrado em Madri nos dias 18, 19 e 20 de novembro, é organizado pela Fundação Universitária San Pablo-CEU.

Segundo os organizadores, o evento contará com a participação de altos representantes da Igreja e do âmbito civil, judicial, literário, político e acadêmico.

Em uma nota de imprensa, os responsáveis anunciaram a presença do Vocal Conselho Geral do Poder Judicial, José Luis Requero; o catedrático Enrique Rojas; o Ex-chefe da Casa de Sua Majestade e acadêmico de Ciências Morais e Políticas, Sabino Fernández Campo; o presidente do CONCAPA, Luis Carbonel; o poeta Raúl Rivero; o presidente da Fundação para a Liberdade, Nicolás Redondo Terreros; a professora da Universidade do País Basco, Gotzone Mora, e os euro-deputados Alejo Vidal-Quadras e Luis Ferrero.

Na sétima edição do prestigioso Congresso se analisará a relação da liberdade com a verdade, a educação e a democracia. Do mesmo modo, irão debater sobre "a família como escola de liberdade, a luta pela liberdade em nosso tempo, as sombras existentes no mapa da liberdade, e destacará a liberdade de consciência no espaço público". Igualmente, o evento será ocasião para abordar a realidade da "liberdade religiosa e o laicismo, a relação entre aconfissionalidade, laicidade e laicismo, as relações Igreja Estado e a dimensão pública da fé".

O Congresso Católicos e Vida Pública, organizado pela Fundação Universitária San Pablo-CEU, é celebrado desde 1999 com o objetivo de ser um foro de encontro para promover a participação dos católicos na vida pública.