Um fato marcante na história do Beato Donizetti Tavares de Lima foi quando salvou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida intacta de um incêndio, em 1929; agora, no marco dos 60 anos de morte do beato, um sonho dele será realizado: a entronização desta mesma imagem no Santuário dedicado à padroeira do Brasil, em Tambaú (SP).

O anúncio foi feito na quarta-feira, 31 de março, durante coletiva de imprensa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, com a presença do Bispo de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emidio Vilar, do reitor Pe. Paulo Sérgio, e outros sacerdotes da cidade.

Em 1926, uma das primeiras providências que o sacerdote tomou em Tambaú foi providenciar uma imagem fac-símile da padroeira do Brasil.

O próprio Pe. Donizetti foi buscar a imagem no Santuário Nacional de Aparecida e, ao chegar à estação de trem de Tambaú, chovia muito. O sacerdote já tinha preparado uma procissão para levar a imagem até a igreja de Santo Antônio e decidiu manter o que já estava programado. Consta que, durante o translado, as pessoas não se molharam.

Num relato registrado pelo próprio Pe. Donizetti, na véspera da festa da padroeira do Brasil, em 11 de outubro de 1929, um incêndio atingiu a Igreja de Santo Antônio e 22 imagens foram destruídas. Entretanto, Pe. Donizetti entrou na igreja e salvou, intacta, a imagem da Virgem Aparecida, com um manto de seda branco.

O fato foi relatado pelo Pe. Donizetti em um documento assinado por várias pessoas, datado de 7 de setembro de 1946, elaborado para “registrar na memória histórica da cidade de Tambaú este acontecimento”.

Após este fato, Pe. Donizetti desejou construir um Santuário em honra a Nossa Senhora Aparecida, onde a imagem que resistiu ao incêndio ficaria em destaque. O sacerdote, porém, não pôde realizar este sonho ainda em vida.

A pedra fundamental do Santuário Nossa Senhora Aparecida foi colocada em 1961 e o término da construção foi em 1966. Entretanto, só parte do sonho do beato estava concretizada, já que a imagem não foi entronizada neste templo.

Durante a coletiva, Dom Vilar disse que se surpreendeu ao “saber que o sonho do Padre Donizetti ainda não estava realizado”. “Hoje nós podemos realizar”.

Para o Bispo, “realizar este gesto é um privilégio”, por “realizar o sonho do Pe. Donizetti de trazer aqui esta imagem fac-símile do milagre”, com o seu manto de seda branco, que foi mostrado aos presentes. “A imagem de Nossa Senhora Aparecida do Pe. Donizetti se reveste deste manto branco, por isso, será a característica do Santuário de agora em diante”, pontuou.

A entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Tambaú acontecerá no dia 16 de junho, quando se recorda os 60 anos de morte do Beato Donizetti Tavares de Lima.

Para o reitor do Santuário, Pe. Paulo Sérgio, “é um momento de muita fé e muita emoção”. Assinalou ainda que agora o Beato Denizetti terá “pertinho dele”, no santuário, “a presença da Mãe, daquela que ele tirou do fogo”.

Confira também: