O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e Arcebispo da Tunja, Dom. Luis Augusto Castro Quiroga, convidou aos católicos colombianos a empreender uma campanha de intensa oração a favor da vida humana, principalmente quando o país enfrenta problemas de ordem pública e a possível legalização do aborto.

O Prelado explicou que "todos nós recebemos um presente muito especial. O Criador, através de nossos pais nos chamou à vida e nos confiou este dom. Por isso cada ser humano tem a séria responsabilidade de cuidar de sua vida e velar pelo respeito da vida de outros".

Acolhendo as palavras de Jesus "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância", Dom. Castro Quiroga, pediu a católicos colombianos assumir o compromisso de ser "o povo da vida e para a vida".

O Prelado recordou que no país não "cessam os contínuos atentados contra a vida humana, especialmente dos seres mais pequenos e indefesos. A violência intrafamiliar segue semeando morte e ódio nos membros do lar, os grupos à margem da lei avançam em suas escaladas terroristas, os legisladores traçam projetos para legalizar ações a favor de uma cultura de morte".

Diante da possível legalização do aborto, acrescentou que "a Corte Constitucional tem uma séria responsabilidade frente à vida humana e a defesa dos mais fracos. Com a esperança de obter uma decisão favorável".

O Presidente da CEC, convidou a todos os "fiéis cristãos da Igreja Católica e aos homens e mulheres de boa vontade para que realizemos intensas jornadas de oração ao Deus da Vida, para que ilumine e encha de bênção às pessoas que têm em suas mãos esta delicada decisão".