A nunciatura Apostólica na Polônia anunciou nesta segunda-feira que o Vaticano puniu dois bispos poloneses na conclusão de inquéritos canônicos sobre acusações de que foram negligentes em seu tratamento de abuso sexual de menores pelo clero. A punição dá-se no marco estabelecido pelo Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi, do Papa Francisco. 

De acordo com declarações de 29 de março no site da conferência dos bispos católicos poloneses, o arcebispo Sławoj Leszek Głódź e o bispo Edward Janiak receberam ordens da Santa Sé de viver fora de suas antigas dioceses e não podem participar de liturgias públicas ou reuniões não-religiosas dentro do território das mesmas.

Głódź e Janiak também foram ordenados a dar "uma quantia apropriada" de seus fundos pessoais à Fundação São José, que trabalha para prevenir abusos e ajuda vítimas de abuso.

As declarações da nunciatura disseram que a Santa Sé tomou a decisão de punir os bispos "como resultado da investigação completa", que seguiu os procedimentos estabelecidos no motu proprio Vos estis lux mundi do Papa Francisco.

O inquérito de Janiak foi por negligência "em questões de abuso sexual cometidos por certos clérigos contra menores, e outros assuntos relacionados à administração da diocese", segundo a nunciatura. O Arcebispo Głódź , por outro lado, foi investigado por negligência "em casos de abuso sexual cometidos por certos clérigos contra menores, e outras questões relacionadas ao governo da arquidiocese".

O inquérito de Głódź , que foi arcebispo de Gdańsk de 2008 a 13 de agosto de 2020, começou no ano passado. A fase diocesana do inquérito terminou no início de novembro. Dom Głódź está aposentado desde agosto de 2020, quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia no seu 75º aniversário. 

Após mais de oito anos como bispo de Kalisz, o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Edward Janiak, de 68 anos, em outubro. Desde junho de 2020, a diocese vinha sendo administrada pelo arcebispo Grzegorz Ryś de Łódz, depois que a Congregação para Bispos do Vaticano autorizou uma investigação preliminar sob o marco da Vos estis lux mundi das acusações contra Dom Janiak. Supostamente o bispo falhou em tomar medidas contra um padre acusado de abuso.

Outro bispo polonês está sendo investigado sob o marco da carta Vos estis por suposta negligência.

Em 9 de outubro, a arquidiocese da Cracóvia anunciou que o Papa havia autorizado o Arcebispo Marek Jędraszewski de capital polaca a conduzir um inquérito sobre alegações de negligência contra o Bispo Tadeusz Rakoczy, sobre casos de abuso envolvendo dois sacerdotes na diocese de Bielsko-Żywiec.

Dom Tadeusz Rakoczy, de 82 anos, serviu como bispo de Bielsko-Żywiec de 1992 até sua aposentadoria em 2013.

Confira: