O Papa Francisco nomeou esta manhã o novo Reitor do Tribunal da Rota Romana, Monsenhor Alejandro Arellano Cedillo, até agora Auditor da mesma Corte. Ele sucede Monsenhor Pio Vito que ontem completou 80 anos e que, segundo o Código de Direito Canônico, teve que deixar o cargo devido ao limite de idade.

Monsenhor Arellano Cedillo nasceu em 8 de junho de 1962 na Espanha. Foi ordenado padre em 1987 para a Irmandade Sacerdotal dos Operários do Reino de Cristo, obteve uma Licença e um Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Foi Vigário Judicial Adjunto na Arquidiocese Metropolitana de Madri e Juiz no Tribunal rota da Nunciatura Apostólica na Espanha. Desde 2007 é Prelado Auditor da Rota Romana.

Atualmente Mons. Arellano é membro da Comissão Especial de Tratamento de Casos de nulidade dos Casamentos não-consumados e tratamento de casos de dispensa das obrigações do diaconato e do sacerdócio.

A Rota Romana funciona como uma espécie de tribunal superior da Igreja. É a mais alta instância de apelo junto à Sé Apostólica e serve de ajuda aos Tribunais Eclesiásticos de grau inferior. O Tribunal da Rota Romana é presidido por um Decano, sempre nomeado pelo Papa, que o escolhe entre os próprios Juízes que formam parte desta Corte.

Confira: